Franciscanos Seculares em Natal

Estruturada a partir de Fraternidades Locais, a Ordem Franciscana Secular compõe-se de pessoas que, assumindo sua condição de batizados, propõem-se a, no estado secular, seguir o Evangelho conforme o exemplo de São Francisco, observando a Regra e Vida da OFS. A Fraternidade São Francisco de Assis integra a Família Franciscana do Brasil e fica na Cidade Alta (Centro), em Natal-RN. Foi a primeira da cidade.

Levar o Evangelho à Vida

"Hoje que a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, há uma forma de pregação que nos compete a todos como tarefa diária: é cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho." (Evangelii Gaudium, n. 127)

Oração de São Francisco


sábado, 23 de abril de 2011

Sentido da Vigília Pascal

A celebração desta noite é de grande riqueza, profundidade e beleza; a comunidade cristã não pode entregar-se ao sono numa noite como esta. Santo Agostinho a chamava "a mãe de todas as vigílias".

A celebração compreende 04 (quatro) partes:

1ª parte ~ a celebração da LUZ;

2a parte -- a vigília propriamente dita (liturgia da Palavra);

3a parte -- a liturgia batismal; e

4a parte -- a liturgia eucarística.

A. A celebração da LUZ: Bênção do Fogo e do Círio

Ao benzer o círio, o celebrante pronuncia estas palavras: "Cristo, ontem e hoje, princípio e fim, alfa e ômega (respectivamente, a primeira e a última letra do alfabeto grego), a ele o tempo e a eternidade, a glória e o poder, pelos séculos sem fim". Em seguida, aplicam-se no círio cinco grãos de incenso, em forma de cruz, lembrando as chagas de Jesus nas mãos, nos pés e no lado; depois, dá-se início à procissão com o círio pascal como símbolo de Cristo ressuscitado, LUZ DO MUNDO.

Não poderia haver símbolo mais adequado para indicar que Cristo saiu vitorioso do sepulcro.

B. Vigília, oração e Iiturgia da Palavra

As leituras Bíblicas da Vigília são uma meditação comunitária sobre o projeto amoroso de Deus, que aparece exposto nos textos Bíblicos mais significativos, desde a criação do mundo, todas as promessas e a aliança até sua realização plena na morte e ressurreição de Cristo, mediador da nova aliança.

C. A liturgia Batismal

O sinal sacramental do Batismo é a ÁGUA, criatura transparente, passível de penetração da luz. O celebrante enquanto mergulha o Círio pascal na água benze-a e consagra-a, pedindo a Deus que envie o Espírito Santo sobre ela, para torná-Ia fecunda e, assim, dessa água poderem nascer os filhos de Deus.

A assembléia é convidada a renovar as promessas do Batismo para reavivar o compromisso e começar uma vida nova.

D. liturgia Eucarística

A Eucaristia é o ponto alto da noite pascal. O encontro pessoal como Ressuscitado, na comunhão, torna-nos partícipes do triunfo sobre a morte e sobre o mal. Cristo triunfou definitivamente. E, os que compartilham de sua morte vitoriosa já se tornam novas criaturas. A páscoa de Cristo é nossa Páscoa, a Páscoa da Igreja (cf. Rm 6,9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário